Brasil & Mundo

Pastor evangélico é acusado de ser traficante internacional de armas

Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) prenderam, na tarde desta terça-feira (26), o traficante internacional de armas Felipe Jorge da Silva Freitas. Pastor evangélico, o traficante é apontado como um dos principais fornecedores de armas em comunidades de São Gonçalo.

O traficante já havia sido preso em 2010, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, em companhia de outro pastor evangélico, Sebastião Braz da Fonseca Neto, 49 anos. Na ocasião, a dupla foi flagrada transportando sete fuzis, modelo M-15, calibre 5,56 x 45 mm, fabricados nos Estados Unidos.

Os fuzis teriam sido adquiridos na Bolívia e seriam entregues a traficantes de drogas do Morro do Martins em São Gonçalo. Pelo transporte, o grupo receberia R$ 20 mil.

O preso possuía mandado de prisão em aberto da Justiça Federal por tráfico internacional de armas de fogo.

Seu comparsa, que também possuía mandado de prisão por tráfico internacional de armas de fogo, foi preso há exatamente um ano por agentes da Polícia Civil.

A prisão somente foi possível devido à intensa troca de informações de inteligência com outros órgãos de segurança e principalmente à parceria com a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela prisão dos pastores e pela apreensão dos fuzis em 2010 no Mato Grosso do Sul.

A ação contou com o apoio de Policiais Civis da Força Nacional que estão cedidos à Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro reforçando o efetivo da Desarme.

< Polícia Militar estoura QG do tráfico no Juca Branco Lei proíbe uso de sacolas plásticas descartáveis no Estado <